domingo, 30 de agosto de 2009

Efeméride 23

"Dicas para ler e escrever
PublishNews - 17/08/2009 - Por Redação

Três professores de oficinas literárias, Luiz Antonio de Assis Brasil, Marcelino Freire e Luís Augusto Fischer, chamam a atenção, na nota 'O que fazer com um texto?', no jornal Folha de S. Paulo, para regras básicas de leitura e escrita. A primeira dica para ler diz para o leitor ignorar os best-sellers, por maior que seja a tentação, além de ler edições que tenham bom gosto. Para escrever, é indicado dedicar mais tempo à leitura que à escrita, usar em abundância o ponto final e escrever apenas sobre o que conhece perfeitamente. Confira as dicas completas." (não confira porque no Uol só pagando).

Mais e mais besteiras ditas por pessoas das quais eu esperava menos preconceito.Ignorar os best-sellers? Sério? Eles disseram isso ou o que eles disseram foi deturpado pelo jornal? Qualquer best-seller é ruim? Acho que eles nem podem opinar sobre isso. Se seguem a risca as próprias recomendações nunca devem ter lido um. Ou são daqueles que dizem: faça o que eu digo mas não faça o que eu faço?
Ler edições de bom gosto. Hummm... Bom gosto... Ah tá... Alguém sabe me dizer que raios é bom gosto? (Que eu saiba é uma marca de laticínios) Bom gosto. Pra quem? Pra mim ou pra ti? Pra um apreciador de romances policiais ou pra um amante de ficção científica? Não. Pra eles. Pergunte a eles. Os senhores do bom gosto.
E voltando aos best-sellers. Já que eles dizem que pra escrever deve-se ler mais do que escrever, qual o problema de ler best-sellers? Será que têm medo de que, lendo best-sellers, a pessoa aprenda a escrever best-sellers e eles (enquanto escritores e oficineiros) tenham mais um concorrente no mercado? (Bom, não sei se algum best-seller os considera como concorrência).
Sobre ao ponto final: só tenho a dizer que por esse ponto de vista, Saramago deve ser considerado um lixo. Tsc tsc tsc.
E por último, escrever apenas sobre o que conhece perfeitamente. Sendo bem crítico, diria que ninguém poderia escrever sobre nada. Escrever sobre épocas passadas seria impossível. Chico Buarque estaria proibido de escrever Budapeste. Ah, esqueci: não leia best-sellers.


Por que um texto tão raivoso? Porque essa falsa inteligência me incomoda. Incentivem as pessoas a ler. A ler qualquer coisa. Isso já é um bom começo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário