domingo, 16 de agosto de 2009

E por falar em política

Deixando um pouco de lado a literatura...As vezes acho que acabou a fase das revoluções burguesas. Os burgueses mobilizam os pobres como massa de manobra. E tudo acontecia de acordo com seus interesses.
Vejam o caso do Sarney: "
'Fora Sarney' reúne cerca de 500 pessoas na Paulista". 500 pessoas. Que multidão. Uma representatividade incrível.
Lula tem uma alto grau de aprovação entre as classes pobres. Se ele diz que acredita no Sarney, parece que está tudo bem. As classes mais pobres sabem o que está acontecendo com a vida delas. Sabem que a situação financeira melhorou. Já não são apenas massa de manobra. E sem a classe pobre, nada de revolução burguesa.
Revolução, somente se as classes pobres quiserem.
Lembram da abertura dos jogos Pan-Americanos? Alguns burgueses vaiando o Lula? E nos dias seguintes a constatação de que aquilo não representava o pensamento da maioria da população. Lula com aprovação cada vez maior nas pesquisas.
Não sou a favor do Sarney (acho que o seu tempo já passou). Estou apenas fazendo uma constatação, antes que me acusem de estar do lado dele. Vão dizer que o povo é burro, alienado e coisa e tal? Não sei não. Pode ser burro, mas sabe quando está na vantagem.
Em tudo isso, sei que sou um grande desconfiado. Quem está mentindo? Quem está jogando? Governo ou oposição? Os dois? Quem tem culpa no cartório? Quem não fez a sua maracutaia?


E eu jamais afirmaria que é o fim das "revoluções". Tão fácil morder a língua quando se faz esse tipo de afirmação. Mas este é um momento que dá o que pensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário