quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Efeméride 22

"Eu fui criado pelas bibliotecas. Não acredito em faculdades ou universidades. Acredito em bibliotecas."
Ray Bradbury - Escritor norte-americano

É, né? Mais uma daquelas grandes verdades sobre nada.
Pensa, o cara é escritor. Não é médico. Não é engenheiro. Não é professor. (Será que ele ia querer que os filhos fossem educados por professores não formados?)
Pensa mais um pouco. Será que um bom tanto daqueles livros que estão nas preciosas bibliotecas, não foram escritos por pessoas que adquiriram seus conhecimentos nas faculdades e universidades?
Sempre essa implicância com universidades. “As universidades são más”. “Elas comem criancinhas”. “Diploma pra que?” (sempre dito por alguém que começou um curso, mas não conseguiu acabá-lo ou não conseguiu passar no vestibular).
Pior de tudo. Ele é escritor de ficção científica. Escreve sobre robôs, foguetes e quetais. Estas coisas, estes artefatos, este conhecimento está nas universidades.
Ah tá, você acha que se não houvesse universidades esse conhecimento existiria do mesmo jeito? Bom, pode ser. E estaria onde? Em algum outro tipo de instituição que seria o substituto das universidades. Apenas uma questão de nomenclatura.

E também é bom lembrar que uma grande parte das melhores bibliotecas do mundo está nas universidades.

De qualquer forma, eu gosto dos livros dele (só li dois até hoje - tem um terceiro na estante esperando a vez). Um grande autodidata pelo que dizem. Mas insisto: muitos dos livros que ele leu foram escritos por pessoas que estudaram em universidades.
Ah, eu também não acho que todo mundo tem que estudar em universidades e ter um curso superior. Mas isso já é outra conversa. Bem diferente dos discursos que ouvi por aí depois da queda da obrigatoriedade do diploma de jornalista.

Quer saber um pouco mais sobre Ray Bradbury, clica aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário