"Você está matando a cultura?
O Globo - 04/04/2009 - Por Leonardo Lichote
Um garoto de 13 anos, no computador de seu quarto em Buenos Aires, escreve um verbete para a Wikipédia — e, em Londres, uma dúzia de funcionários da enciclopédia Britannica é demitida. Uma banda iniciante da Suécia põe seu clipe no MySpace — e o executivo da gravadora brasileira reduz o orçamento para a gravação de seus artistas. O blogueiro-escritor posta aqui - e a editora encerra suas atividades lá. Essa versão da popular teoria do 'efeito borboleta', aplicada à economia cultural, é um resumo da tese defendida pelo angloamericano Andrew Keen em O culto do amador - como blogs, MySpace, YouTube e a pirataria digital estão destruindo nossa economia, cultura e valores (Zahar, 207 pp., R$ 39,90). Na contramão das celebrações à 'internet democrática', o livro de Keen causou polêmica quando foi lançado nos Estados Unidos em 2007 e deu nova direção ao debate sobre o 'admirável mundo novo' digital."
Eu tenho uma teoria sobre o domínio da mediocridade nos tempos atuais. E diria que os medíocres não são esses que tem blogs ou bandas que divulgam suas músicas pela internet. Os medíocres são estes senhores estabelecidos que tem medo de novos atores no "seu mercado". Atores que tenham qualidade e ofusquem o seu parco brilho, que éramos obrigados a consumir a custos absurdos por falta de opção.
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário