segunda-feira, 22 de junho de 2009

A internet


A internet me propiciou conhecer coisas maravilhosas, as quais eu não teria acesso de outra forma. Me possibilitou conhecer trabalhos geniais de pessoas, que de outra forma não seriam conhecidas, não teriam onde expor suas artes, músicas, textos.

A internet é uma possibilidade de expressão fantástica. Você vai lá e mostra o seu trabalho.

A internet é democrática. É livre (ao menos por enquanto).

Mas...

A internet também possibilitou às pessoas expressarem a sua falta de inteligência. E em bom e alto som. Baterem pé com posições absurdas. Demonstrarem que não conseguem ler uma notícia e compreendê-la. Nos comentários das notícias sobre a decisão da não obrigatoriedade do diploma dos jornalistas, lê-se muitas pérolas. E talvez isso seja uma pequena prova da necessidade do diploma (ao menos garante-se o mínimo de qualidade das notícias - e deixa-se a mediocridade para os comentários).

Sim, a internet dá voz a todos. E isso é bom. Mas alguns só falam, não escutam (no caso, lêem) o que os outros falam. Um verdadeiro monólogo de doidos.

Um bom tema para Saramago, ensaio sobre a surdez.







Mas no fundo no fundo, isso é um problema de analfabetismo funcional misturado com um excesso de livros de auto-ajuda.








ensaio sobre a surdez - é só um recurso de linguagem, eu sei que se lê com os olhos - mas na idéia dos comentários sobre um texto, há um diálogo com esse texto, uma conversa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário