domingo, 24 de janeiro de 2010

Memória de minhas putas tristes - Gabriel Garcia Marquez


Um livro sobre a vida. Sobre a vontade de viver.
Eu que pensava que não ia ser um bom livro. E começou realmente um pouco lento, quando eu esperava mais ação. Mas ele anda. E anda bem. Outra grande obra de Gabriel Garcia Marques. Para ser lido em poucos dias (é possível lê-lo em poucas horas), pois é preciso saborear.
Uma celebração da vida e da velhice. Da vontade de viver. Da despreocupação. Uma história do abandono de abandonar-se aos anos.
O personagem tem noventa anos e de presente de aniversário dá-se uma noite com uma virgem. O que acontece? Bom... no livro, só lendo. Na vida real, alguma polêmica e a falta da pergunta sobre o que é certo e o que é errado num mundo que não dá escolhas.
Mas o personagem nos provoca amor e algumas pontinhas de ódio. Nem tanto pelo presente de aniversário, mas por outras pequenas coisas que faz ou deixa de fazer. Mas é aquele ódio de quem tem carinho.
Memória de minhas putas tristes é um livro que vale cada momento. Um livro manso, um pouco preguiçoso – preguiça causada pelo clima do lugar onde se passa a história. Está tudo ali, e aos poucos vais nos penetrando, saltando para fora das páginas e nos cercando. Pena que seja tão curto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário