terça-feira, 5 de maio de 2009

Sobre o livro

Futuro Proibido
Conrad Editora - Vários autores


Se eu escrevesse este texto na metade do livro, com certeza a recomendação seria: não compre, não vale a pena, um desperdício.
Depois de terminá-lo, posso dizer que alguns textos/contos valem o livro. Mas não posso dizer que ele entrega exatamente o que propõe.

Veja o que diz a editora sobre o livro:

"Futuro Proibido
Rudy Rucker, Peter Lamborn Wilson & Robert Anton Wilson (Org.)
Esta coletânea reúne os contos de ficção científica mais originais e bizarros de todos os tempos.
Futuro Proibido é uma coletânea de contos de ficção científica originalmente publicados na revista Semiotext(e), em 1989. Para selecionar os textos que seriam publicados nessa edição da revista, um dos critérios utilizados foi que eles tivessem sido recusados por outras publicações.
Esses contos reúnem elementos como o bizarro, o inesperado, a violência e experiências sexuais surreais. Tudo isso para garantir que o livro fuja de qualquer padrão de histórias de ficção científica.
Alguns dos autores que assinam os textos são William Gibson, William Burroughs e Hakim Bey."

Os motivos que me levam a dizer que o livro não é exatamente o que está descrito aí acima são:
- com certeza não são os contos mais originais e bizzaros de ficção científica que já li e não fogem do padrão.
- uma questão de palavras e definições - nem todos os textos são contos. E podem dizer que isso é "pegar no pé", mas está lá "coletânea de contos".
- bom, tenho que concordar que alguns textos realmente mereciam ser recusados por outras publicações, não por serem bizarros conforme a proposta, mas tamanha a sua mediocridade.

Alguns textos salvam o livro. Um ou outro conto de ficção científica (dentro do que se espera normalmente da ficção científica) e dois textos (um sobre uma utopia pirata - o melhor de todos) e outro sobre... sobre... o que era mesmo? Esqueci.
Acho que o melhor de tudo foram as introduções, tanto a original como a da edição brasileira, que fornecem um bocado de palavras-chave para futuras pesquisas sobre assuntos "obscuros".

Ao final fico satisfeito por ter comprado o livro num saldo e pago apenas R$ 10,00 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário